Shaker - Terapia Vibratória Expiratória para Mobilização de Secreções (Cód. 232)

Shaker - Terapia Vibratória Expiratória para Mobilização de Secreções (Cód. 232)

DESCRIÇÃO |

O que é o Shaker?
É um aparelho para fisioterapia respiratória (Semelhante ao Flutter), não descartável, para uso individual. Como não deve ser utilizado por mais de um paciente recomenda-se que seja recusado o aparelho cuja a embalagem interna (envelope de plástico) tenha sido violada. Como funciona o Shaker?
A expiração através do aparelho gera pressão positiva oscilante. O fluxo de ar expirado eleva uma esfera metálica, que volta a cair por ação do seu próprio peso. A sucessão muito rápida desses eventos (eleveção e queda da esfera) faz vibrar o ar no interior do aparelho. Essa vibração se transmite para a caixa torácica e arvore brônquica do paciente mobilizabdo as secreções e facilitando a expectoração. Quem deve usar o Shaker?
Ele é indicado para situações em que há acúmulo de secreções brônquicas, como bronquites agudas e crônicas de qualquer natureza (asmáticas, tabágicas, etc.), pneumonias, atelectasias pulmonares secundárias à obstrução brônquica por secreções, enfisema pulmonar e bronquiectasias. É também importante auxiliar na fisioterapia pré e pós-operatória pois melhora o funcionamento pulmonar, reduz a dipnéia (falta de ar) e tem ação preventiva auxiliar contra infecções bronco-pulmonares. Quem não deve usar o Shaker?
Pacientes com pneumotórax (presença de ar na cavidade pleural) não devem utilizar este aparelho. Portadores de doenças cardiovasculares graves só deverão utilizá-lo após autorização médica e com acompanhamento profissional. Como usar o Shaker?
Utilize-o sempre na posição sentada ou deitada pois poderá ocorrer tontura durante o exercício; neste caso interrompa-o e respire, calmamente, pelo nariz. Normalmente o mal estar é rapidamente superado mas, se o problema persistir, consulte seu médico ou fisioterapeuta. Sente-se ou deite-se relaxadamente e segure o aparelho com firmeza, mantendo o bocal na posição horizontal. ? Adapte o bocal à boca, de modo que se sinta confortável.? Inspire mais profundamente pelo nariz (sem exagerar) e expire pela boca, no bocal do aparelho, mantendo-o na posição que propiciar vibrações mais intensas na caixa torácica. Essas vibrações serão facilmente percebidas com uma das mãos espalmadas sobre o peito. Intercale respirações suaves pelo nariz (sem o uso do aparelho), para evitar tonturas.? Expulse a secreção brônquica (catarro) que se mobilizar durante o exercício, tossindo suavemente e expectorando.Como higienizar o Shaker?
Após cada sessão de exercícios, o aprelho deve ser higienizado. Para isso retire o bocal, desatarraxe a tampa perfurada e separe as duas peças internas (cone e esfera). Lave todas as partes com água e sabão, seque-as e monte novamente o aparelho. Quando fora de uso, mantenha-o dentro da própria embalagem. Este aparelho pode ser esterelizado pelo calor, suportando temperaturas de até 120 ºC, mas não deve ficar em contato prolongado com produtos altamentes clorados. Comparado aos similaresAs formas e dimensões de seus encaixes obedecem aos padrões para equipamentos hospitalares. Isto torna possível conectá-lo aos seguintes periféricos: tubo "T", válvula unidirecional, micronebulizador e máscara facial conjugada com válvula unidirecional. A NCS garante a qualidade deste produto contra defeitos de fabricação. Constatada alguma irregularidade devolva-o para o seu fornecedor ou remeta-o para a NCS com todos os seus componentes (inclusive embalagem). Informe seu nome, endereço completo e o defeito constatado. A NCS fará o conserto ou reposição do seu aparelho gratuitamente, desde que o defeito não tenha sido causado por queda ou uso indevido. ? Terapia por pressão expiratória positiva (PEP) para paciente em condições respiratórias de produção de muco? Apresenta 3 princípios de operação : ? Pressão Expiratória Positiva( PEP)- mantem as vias aéreas abertas ? Oscilação Aérea- faz o muco vibrar? Aceleração de fluxo de ar intermitente- empurra o muco para cima para expectoraçãoAparelho para fisioterapia respiratória, não descartável, para uso individual. A expiração através do aparelho gera pressão positiva oscilante. O fluxo de ar expirado eleva uma esfera metálica, que volta a cair por ação do seu próprio peso. A sucessão muito rápida desses eventos (elevação e queda da esfera) faz vibrar o ar no interior do aparelho. Essa vibração se transmite para a caixa torácica e arvore brônquica do paciente mobilizando as secreções e facilitando a expectoração.