• História
    Unidade Pompeia
    O primeiro hospital da Rede a ser fundado foi o Ambulatório São Camilo, em 1928, no bairro da Pompeia, zona oeste da cidade, idealizado pelo padre Inocente Radrizzani. Em 23 de janeiro de 1960, transformou-se no Hospital e Maternidade São Camilo Pompeia, hospital geral que realiza desde partos até transplantes, com completo centro de diagnóstico e atendimento em todas as especialidades. A Unidade Pompeia é Acreditada com Excelência, selo concedido pela ONA (Organização Nacional de Acreditação) e reconhecido pelo Ministério da Saúde, mediante avaliação do Instituto Qualisa de Gestão (IQG). Agora, irá em busca de mais um certificado por meio do Programa de Acreditação Canadense.

    Unidade Santana
    Inaugurado em 16 de setembro de 1977, na zona norte de São Paulo, o Centro Hospitalar Dom Silvério Gomes Pimenta passou a chamar-se Hospital e Maternidade São Camilo Santana, em 1999. Hoje, a Unidade é uma referência de atendimento hospitalar na região norte de São Paulo. O hospital possui o selo de Acreditação Hospitalar da ONA (Organização Nacional da Acreditação), também mediante avaliação do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), e é reconhecido pelo Ministério da Saúde, o que revela qualidade no atendimento e o comprometimento da instituição com a segurança nos procedimentos.

    Unidade Ipiranga
    Fundado em 18 de janeiro de 1942 pelo padre Pedro Balint, o Hospital Leão XIII foi entregue à Ordem Camiliana em 1999, e passou a se chamar Hospital e Maternidade São Camilo Ipiranga no ano 2000. Desde então, a Unidade Ipiranga vem passando por uma série de reformas estruturais, que visam oferecer o mais alto nível de atendimento hospitalar da região. Em 2007, por exemplo, readequou seu Centro Cirúrgico para a realização de cirurgias de alta complexidade. Recentemente, o hospital inaugurou um centro de excelência em ortopedia e traumatologia com nome, identidade e local próprio dentro do hospital. Batizado de NORT (Núcleo de Ortopedia e Traumatologia), o espaço concentra uma equipe médica especializada e dedicada 24 horas a atendimentos cirúrgicos, de internação e fisioterapia.

    Valores:
    [conceitos éticos, morais e culturais]

    espiritualidade;
    comprometimento profissional e social;
    princípios éticos nas ações;
    desenvolvimento profissional;
    valorização da vida e da saúde;
    qualidade e humanização no atendimento;
    integração institucional;
    gestão auto-sustentável.

    Missão:
    [perfil, onde e como atuar]

    “Proporcionar serviços na área da saúde, superando a expectativa dos clientes, alicerçados na competência, tecnologia, humanização e valorização da vida”.

    Visão 2012:
    [o que queremos ser]

    “Ser reconhecido como Rede de hospitais de alta qualidade no atendimento médico e hospitalar, consolidando-se como primeira opção em urgência e emergência nas áreas de abrangência e como uma das cinco melhores opções para tratamentos eletivos na Região Metropolitana de São Paulo”.

    Carta de Princípios das Entidades Camilianas:
    A Província Camiliana Brasileira da Ordem dos Ministros dos Enfermos - Padres e Irmãos Camilianos - declara publicamente seu compromisso de fidelidade aos ideais do fundador, São Camilo de Léllis, atualizando seu carisma e espiritualidade para servir, com amor evangélico e competência profissional, às novas gerações em suas múltiplas necessidades, dando atenção preferencial aos mais carentes e excluídos da sociedade.

    A missão profética que herdamos do nosso fundador, e que somos chamados a levar adiante, consiste em "testemunhar no mundo o amor sempre presente de Cristo para com os doentes", no respeito e na defesa incondicional dos valores humanos, cristãos e católicos. Em conformidade com esta missão, os Camilianos dão ênfase especial à valorização da vida e da saúde, da pessoa humana, de seus profissionais, e à competente e fiel administração de suas obras.

    Quanto à valorização da vida e da saúde, os Camilianos, seus profissionais e respectivas entidades respeitarão todas as suas dimensões - biológica, psíquica, social e espiritual. Empenhar-se-ão em promovê-las e cuidá-las, até o limite de suas possibilidades, segundo os valores éticos, cristãos e eclesiais, dentro de uma visão holística e ecumênica, repudiando tudo quanto possa agredir ou diminuir sua plena expressão.

    Quanto à valorização da pessoa, as entidades camilianas caracterizar-se-ão pelo reconhecimento e defesa da dignidade fundamental de todos os seres humanos, criados à imagem e semelhança de Deus. Os que atuam em instituições camilianas deverão primar pela atenção, pelo respeito, cuidado personalizado e amor efetivo para com todos os que utilizarem seus serviços, sem discriminação.

    Quanto à valorização de seus profissionais, as entidades camilianas reconhecerão neles seu principal e verdadeiro patrimônio, conscientes de que é por seu intermédio e graças à sua dedicação que serão preservados os valores ora professados em favor da vida e saúde da pessoa humana. Cientes do seu valor, as entidades camilianas desenvolverão e aplicarão uma política de recursos humanos que possibilite, de forma integrada, o desenvolvimento, a capacitação profissional e a formação espiritual de seus profissionais, propiciando um clima de união, fraternidade e co-responsabilidade entre todos os integrantes de suas instituições assistenciais, educacionais, sociais e religiosas. A eles seja oferecida e incentivada também a oportunidade de envolvimento na saúde comunitária e no engajamento voluntário.

    Quanto à administração, as entidades camilianas empenhar-se-ão na busca incessante de conhecimentos humanos, éticos, científicos, tecnológicos e pastorais capazes de garantir a utilização racional dos recursos disponíveis em benefício da humanização e da qualidade dos serviços na comunidade, segundo o ideal de São Camilo. Além da excelência administrativa, as entidades camilianas terão sempre presente o compromisso fundamental de respeito e preservação dos valores que professamos, colocando-se efetivamente a serviço da vida e da saúde das pessoas, sobretudo as mais carentes e excluídas, e valorizando seus profissionais. Dessa forma, a administração não terá um fim em si mesma, mas será um excelente instrumento para a viabilização da visão cristã de valores no mundo da saúde, bem como para o exercício eficiente e eficaz do carisma camiliano, tornando-nos agentes de transformação.

    As entidades camilianas estudarão e estabelecerão estratégias adequadas que possibilitem a avaliação de seus recursos e energias, para desenvolvê-los sempre mais, respeitadas suas respectivas áreas de atuação social, assistencial e educacional. Elas buscarão a integração, sinergia de esforços e recursos, mútua ajuda e colaboração, parcerias em áreas afins, fortalecendo-se na unidade e na missão, em vista da promoção e construção de uma sociedade mais saudável, justa e solidária.

  • Telefone: (11) 367.. Ver Telefone

    Endereço
    Av. Pompéia, 1178
    Vila Pompéia - SÃO PAULO - SP
    CEP 05022-001

    Carregando o mapa...