Estimulador transcutaneo neuromuscular Neurodyn Evolution

Estimulador transcutaneo neuromuscular Neurodyn Evolution

Certificado

Descrição do Neurodyn Evolution



O NEURODYN EVOLUTION foi projetado seguindo as normas técnicas existentes de construção de aparelhos médicos (NBR IEC 60601-1 e NBR IEC 60601-2-10). Trata-se de um equipamento que utiliza tecnologia de microcomputadores, ou seja, é microcontrolado. O NEURODYN EVOLUTION é uma completa unidade de eletroterapia e biofeedback manométrico-perineal de simples operação, informatizada ou não-informatizada, com 1 canal de saída, possibilitando múltiplas opções de tratamento, tornando-se essencial para um tratamento uro-ginecológico ou colo-proctológico de elevada qualidade. É um equipamento destinado às modalidades eletroterápicas de baixa freqüência (mesma faixa das freqüências utilizadas na estimulação TENS e FES).

Quando uma pessoa é submetida a uma estimulação elétrica, ela irá sentir uma sensação de formigamento no local da estimulação ou nas áreas entre os eletrodos. Essa sensação é normalmente confortável para a maioria dessas pessoas. O grau de sensação é controlado pelo ajuste dos parâmetros (controles) do equipamento.

Já para o biofeedback, o paciente deverá realizar contrações perineais, onde o equipamento fornecerá informações visuais quanto à intensidade as quais estas poderão ser feitas. No modo informatizado estas informações aparecerão na tela do computador, e no modo não-informatizado, em uma torre de bargraph (barra de luzes coloridas) acessório do equipamento. Deste modo, poderão ser visualizadas tanto as forças das contrações perineais quanto as sugestões de contração fornecidas pelo equipamento.

Devido à tecnologia utilizada ser a mesma dos microcomputadores, estes controles operam via teclados de toque no gabinete do aparelho (modo não-informatizado) ou teclado do computador e mouse (modo informatizado). Todas as informações referentes aos parâmetros escolhidos pelo profissional terapeuta serão mostradas em visor de cristal líquido alfanumérico, quando o aparelho estiver operando no modo de funcionamento não-informatizado, ou na tela do computador, quando no modo informatizado.

O NEURODYN EVOLUTION possibilita a escolha dos seguintes parâmetros de estimulação para os modos de funcionamento informatizado e não-informatizado:

Forma de Onda: Pulsos Retangulares, Bifásicos, Simétricos, Balanceados.

Intensidade Máxima de Corrente: 80mA pico para uma carga de 1 kΩ (modo de saída em fonte de corrente).

Controle de Intensidade: Teclas UP e DOWN localizadas sobre o painel do equipamento.

Timer: permite selecionar o tempo de aplicação de 1 a 60 minutos (step de 1minuto). Ao término do tempo escolhido, soará um sinal sonoro e cessará a passagem de corrente para o paciente. O valor selecionado irá decrescendo conforme este tempo for se esgotando.

R (freqüência de repetição dos pulsos) - variável de 1 Hz a 150 Hz em steps de 5 Hz.

T (duração do pulso) - variável de 100 μs a 1000 μs em steps de 50 μs. Após a geração deste, é gerado outro pulso com igual duração e polaridade invertida para efeito de balanceamento das cargas elétricas nos tecidos.

RISE (rampa de subida do pulso) - tempo de subida do pulso, variável de 0 a 10 segundos (step de 1 segundo). Regula a velocidade da contração, ou seja, o tempo desde o começo até a máxima contração muscular. Tempos altos produzem uma lenta e gradual contração. Tempos pequenos produzem uma contração mais repentina (súbita)

DECAY (rampa de descida do pulso) - tempo de descida do pulso, variável de 0 a 10 segundos (step de 1 segundo). Regula a velocidade com que a contração diminui, ou seja, o tempo desde a máxima contração até o relaxamento muscular. Tempos alto produzem um relaxamento lento. Tempos baixos produzem um relaxamento repentino (súbito).

ON TIME (tempo ligado) - tempo de máxima contração muscular, variável de 0 a 30 segundos (step de 1 segundo). Regula o tempo que a corrente circula pelos eletrodos durante cada ciclo de estimulação.

OFF TIME (tempo desligado) - tempo de repouso da contração muscular, variável de 0 a 30 segundos (step de 1 segundo). Regula o tempo que a corrente não circula pelos eletrodos durante cada ciclo.

Quanto aos parâmetros de biofeedback, a sonda de látex vaginal ou anal do NEURODYN EVOLUTION possui um sistema de ajuste fixo do nível de pressão interna. Assim, quando o aparelho for ligado, o volume de ar interno da sonda deverá ser ajustado através de uma seringa de 60 ml. Neste evento, um sinal luminoso irá ascender indicando que a pressão interna da sonda adquiriu o nível padrão. Após pressionar o botão READY, o aparelho estará pronto para ser utilizado. Esta padronização do ajuste poderá ser muito útil para fins científicos em termos de comparação dos níveis de contração perineal entre diferentes grupos de pacientes.

Obs.: Após pressionar o botão READY, o aparelho continuará seu funcionamento independente do ajuste correto da sonda de látex vaginal ou anal.

Para o modo de funcionamento não-informatizado, a torre de bargraph é capaz de fornecer para um tempo de aplicação de 1 a 60 minutos (step de 1 minuto) (com timer regressivo), os seguintes parâmetros de biofeedback manométrico-perineal:

- 1 a 5 picos (step de 1 pico) durante um período de tempo de 1 a 10 seg (step de 1 segundo) seguidos de um repouso inferior de 10 ou 20% durante um período de tempo de 1 a 20 seg (step de 1 segundo).

- Trabalhos Isométricos de 30 a 95% (step de 5%) seguidos de um repouso inferior de 10 ou 20% durante um período de tempo de 1 a 60 seg.

Eletroneuromiógrafo

NEUROTEC - EMPRESA DE PESQUISA E DESENV. EM BIOMEDICINA LTDA.

Eletroestimulador - ENDOPHASYS

KLD BIOSISTEMAS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS LTDA.

Estimulador transcutaneo neuromuscular

IBRAMED IND. BRAS. DE EQUIPAMENTOS MEDICOS LTDA.