Curativo  gel hidradante com alginato de cálcio Saf Gel -Curatec

Curativo gel hidradante com alginato de cálcio Saf Gel -Curatec

Descrição

SAF-Gel™ é um gel hidratante e absorvente para feridas, não-estéril, composto de alginato de cálcio e sódio e carboximetilcelulose sódica num excipiente aquoso, transparente e viscoso.

SAF-Gel™ cria um ambiente cicatricial úmido ideal que favorece o processo natural de cicatrização da ferida. Ao mesmo tempo que apresenta a capacidade de hidratar feridas secas, também apresenta a capacidade de absorver o exsudato da ferida.

Indicações

Úlceras por pressão e úlceras de perna de estase venosa
Queimaduras de 1° e 2° grau
Cortes, abrasões e lacerações

Contra - Indicações

Pacientes com conhecida sensibilidade ao gel ou a algum de seus componentes.


Precauções e Observações

Medidas de suporte devem ser tomadas, como mudança de posição e suporte nutricional no tratamento de úlceras por pressão. No tratamento de úlceras de perna em pacientes com insuficiência vascular (arterial ou venosa), a falta de repouso adequado pode agravar o edema local ou retardar a cicatrização.
Consulte um profissional de saúde se o quadro se agravar ou não melhorar entre 10 e 14 dias.
Para reduzir a possibilidade de contaminação cruzada recomenda-se que tubos individuais de SAF-GEL™ tenham seu uso restrito por paciente.



Instruções de Uso

Preparação da Ferida

Limpar cuidadosamente a ferida com solução salina ou com algum dos agentes de limpeza de uso comum na prática hospitalar.
Secar a pele adjacente.

Aplicação do Gel

Levantar a tampa do tubo e aplicar SAF-GEL™ diretamente dentro da ferida, não excedendo o nível da pele ao redor da ferida.
NOTA: Após abertura, SAF-GEL™ mantém sua eficácia por até 28 dias.

Remoção do Gel

SAF-GEL™ deverá ser trocado diariamente ou quando o curativo que recobre a ferida começar a escorrer ou for retirado para as trocas de rotina.

O gel pode ser removido enxaguando-se com solução salina.
Em todo o caso recomenda-se trocar o SAF-GEL™ a intervalos de no máximo três dias, quando usado em feridas abundantemente exsudativas ou necróticas, ou a intervalos de no máximo sete dias, quando usado em feridas limpas e em processo de granulação.