• Os produtos Gaboardi levam o sobrenome do seu fundador Ulysses Gaboardi(1), filho de imigrantes italianos, nascido no interior do estado de São Paulo em 1918. Iniciou-se profissionalmente no ramo fosforeiro aos 18 anos de idade. Em 1957, radicou-se na cidade de Herval D'Oeste, Santa Catarina, fundando sua primeira fábrica de fósforos: a Indústria de Fósforos Líder Ltda.(2) Numa época difícil, tomou ele, a si, uma empreitada homérica, a de implantar em um lugar distante, uma indústria pouco comum - a de fósforos - cuja produção inicial, era quase que em sua totalidade, artesanal(3), competindo já nesta época, com grandes empresas multinacionais tecnologicamente avançadas e sofisticadas.

    (1) Ulysses Gaboardi

    Em 1962, com a necessidade de expansão, encontrou na cidade vizinha de Curitibanos, o lugar ideal para instalar sua indústria, pois além da localização central dentro do estado, a matéria-prima, araucária angustifólia (pinheiro brasileiro) ali se encontrava em abundância.

    (2)Rótulo da caixa de fósforos Líder


    Passados seis anos, em 1968, a mesma foi vendida para outra companhia fosforeira que optou por fechá-la. Assim surgiu uma nova oportunidade e foi fundada a S/A FÓSFOROS GABOARDI no então distrito de São Cristóvão do Sul. Acabou, ela, por tornar-se a locomotiva e holding de um sólido grupo de empresas que formam hoje o GRUPO GABOARDI.

    (3) Sr. Ulysses Gaboardi (ao fundo) com
    a 1ª máquina de embalagem de pacotinhos
    fabricada no Brasil

    Voltados em particular para o ramo madeireiro dele fazem parte:

    - Gaboardi Industrial de Madeiras Ltda., fabricante de palitos dentais, espetinhos, laminados, prendedores de roupa, artigos para sorveteria;
    - Gaboardi Exportadora de Madeiras Ltda., fabricante de painéis, blanks, molduras de pinus elliottis para exportação (EUA e EUROPA);
    - Agropastoril Gaboardi Ltda., unidade responsável pela produção de matérias-primas.

    Pela via do florestamento e reflorestamento, com profunda e intensa consciência ecológica, faz reposição em quantidade bem superior ao das árvores que extrai. Refloresta araucária angustifólia (pinheiro brasileiro), pinus elliottis e taeda.

    Desenvolve atualmente pesquisa com álamo, importando mudas da Argentina, tendo sido os primeiros resultados, positivos.

    Os produtos Gaboardi tornaram-se marca respeitada pela seriedade do seu trabalho que se traduz na qualidade do que produz, tendo se expandido tanto no âmbito nacional como na maioria dos países sul-americanos.