Bengalas e muletas de MAdeira

Bengalas e muletas de MAdeira

LINHA INDAIÁ DE MADEIRA

Indicações:

Proporcionar equilíbrio ao caminhar. Não é um instrumento de apoio.
- Para pessoas acima de 1,90m de altura ou 100kg, recomendamos que consulte-nos para modelos com padrões e medidas especiais.

Características:

A altura das bengalas e dos bastões é de 95cm com Ø22mm (podendo apresentar pequenas variações para maior ou menor, tanto na altura como no Ø). Todas com ponteira de borracha na base.
As referências das hastes das bengalas e dos bastões estão agrupadas em “famílias de modelos”, sendo que para cada “família” determinamos os estilos de cabos e cores aplicados, bem como os materiais, com que são confeccionados, sendo que a madeira utilizada é “pau-marfim”.

Informações:

Nossas bengalas e bastões de madeira foram submetidas a ensaios mecânicos (testes) no IPT-USP, conforme relatório n° 36159; em que consta o seguinte: “na falta de normas e regulamentações, (inclusive internacionais) adotou-se os seguintes procedimentos: o esforço concentrado que consistiu em aplicar 800N (80kgf), por meio de um dispositivo adequado, sobre o cabo da bengala, estando esta na posição vertical. A flecha foi medida nessa condição de carga.” Na tabela IV do Ensaio de Carga Concentrada, podemos verificar todo o comportamento dos
modelos de bengalas e dos bastões. Quando aplicada a carga de 80kgf sobre a haste das bengalas, a flecha, ou seja, a oscilação para os modelos com hastes de madeira foi de 0 a 12mm e os modelos com hastes de bambu de 2 a 16 mm.




Indicações:

Indicada para descarga do membro inferior (perna/bacia) utilizando, simultaneamente, o apoio dos braços e mãos.
·Para pessoas acima de 1,90m de altura ou 100kg, recomendamos o modelo (*) Especial.

Características:

Alumínio : Hastes de alumínio anodizado com regulagem de altura; apoio axilar com alma de nylon revestida de poliuretano; apoio de mão com alma de ferro revestido de poliuretano, com regulagem; ponteira de borracha na base.
Madeira : Hastes de madeira “pau-marfim”, retas e envernizadas ; apoio axilar com madeira, borracha, espuma e revestido de “courvin”; regulagem de altura e para apoio de mãos; ponteira de borracha na base.
Madeira Especial : Hastes reforçadas de madeira “pau-marfim”, retas e envernizadas; apoio axilar com madeira, borracha,
espuma e revestido de “courvin”; regulagem de altura e para apoio de mãos; ponteira de borracha na base.

Informações:

As muletas axilares de madeira “Indaiá” e “Americana” foram submetidas a ensaios mecânicos (testes) no IPT-USP , conforme Relatório Técnico n°. 36159, em que consta o seguinte: “O método adotado para o ensaio de esforço concentrado nas muletas está descrito na regulamentação A-A-30071D de jan/93, da “General Services Administration”-USA; segundo esta regulamentação, deve se aplicar, por meio de um dispositivo adequado, um esforço concentrado de 300lbs (1334N=133,4kgf) no apoio superior (apoio axilar) da muleta, e da mesma forma, aplicar um esforço concentrado de 150lbs (667N=66,7kgf) no apoio inferior (apoio de mão). Adotou-se 1500N (150kgf) para apoio axilar e 800N (80kgf) para o apoio das mãos.” Tendo-se a seguinte conclusão, conforme o relatório: “os dois tipos de muletas ensaiadas, “Indaiá” e “Americana” não apresentaram qualquer tipo de avaria como: rachamento, lascamento, ruptura nos encaixes, etc., atendendo aos requisitos da regulamentação adotada.”