SONDA PARA NUTRIÇÃO ENTERAL  POR GASTROSTOMIA CREATE MEDIC

SONDA PARA NUTRIÇÃO ENTERAL POR GASTROSTOMIA CREATE MEDIC


Notice: Undefined index: emp_status in /srv/users/serverpilot/apps/webapp/application/catalogohospitalar/views/scripts/pagina/Produto.phtml on line 63
na categoria Sondas
Descrição
As Sondas para Nutrição Enteral por Gastrostomia Create Medic são dispositivos projetados para administração de alimentação e/ou medicação através de uma fístula gástrica estabelecida. São fabricadas em silicone, para uso único, podendo se apresentar nos modelos Tipo Balão Padrão e Tipo Balão Flat.
São fornecidas esterilizadas por Óxido de Etileno, acompanhada de um estilete de substituição, disponível nos tamanho de 12Fr a 24Fr, sendo aplicável em ampla escala de casos.
É constituída por um tubo de silicone que apresenta em sua ponta distal um balão de silicone para fixação interna e um dispositivo em forma de disco para fixação externa.
Em sua ponta proximal se encontra um funil com multicap, stopper, e válvula lateral. A utilização do multicap ou stopper depende do tipo de conector da bolsa de alimentação. O stopper é utilizado quando o conector da bolsa de alimentação for do tipo funil, e quando se optar pelo método mais fácil de operação. O multicap pode ser utilizado quando o conector da bolsa de alimentação for tipo funil ou Luer. Caso for utilizar apenas o multicap, remover o stopper, e vice-versa.

Foto A

Matéria-prima:
Tubo : Borracha de silicone (radiopaco)
Balão: Borracha de silicone
Funil: Borracha de silicone
Multicap: copolímero de estireno
Tampa (Stopper): polipropileno
Tira: cloreto de polivinila
Válvula: resina ABS, borracha de silicone
Disco de fixação: borracha de silicone
Estilete de substituição: polipropileno

Indicações

Este produto assiste pacientes em que a alimentação pela boca é impossível ou insuficiente, e assim tem suas necessidades nutricionais satisfeitas através da nutrição enteral. Consiste de uma sonda que é colocada no estômago através de fístula gástrica.

Instruções gerais

Modo de administrar alimentação
1. Imediatamente antes de administrar a alimentação, puxar levemente a sonda para se certificar de que esta não está deslocada ou com alguma anormalidade.
2. Infundir 5-10 mL de água morna ou água (Jorrar consiste na operação de colocar um volume adequado de água morna ou água na seringa, e sua injeção com ímpeto).
3. Conectar a bolsa de alimentação no funil do produto.
4. Administrar a alimentação. No caso de medicamentos, diluir o máximo possível em água morna antes da infusão.
5. Após administrar a alimentação, não esquecer de infundir pelo menos 10 mL de água morna ou água para lavagem do lúmen da sonda.

Precauções relacionadas ao modo de utilização
1. Utilizar somente o estilete que acompanha o produto
2. A operação de inserção/remoção do estilete de substituição deve ser realizada com a sonda mantida na posição reta.
3. Antes de utilizar o produto, certifique-se de que o balão pode ser insuflado e desinsuflado sem problemas.
4. Para a insuflação do balão, utilizar seringa disponível comum.
5. A insuflação do balão deve ser feita com água esterilizada, injetada lenta e cuidadosamente. Não injetar água esterilizada no balão em quantidade maior que a prescrita.
6. O disco de fixação não deve exercer tração excessiva sobre a pele.
7. Ao remover o multicap e o stopper do funil, segurar firmemente o corpo do multicap e do stopper, e removê-los lenta e cuidadosamente.
8. Ao conectar o tubo de alimentação na extremidade da sonda, escolher um que se conecte devidamente. E, depois de iniciar a sua utilização, certificar-se de que a conexão não apresenta problemas tais como vazamento ou afrouxamento.
9. Ao remover o tubo de alimentação, proceder lenta e cuidadosamente, evitando puxar o balão e sobrecarregá-lo.
10. Na administração de alimentos/medicamentos, ler as instruções anexas referente aos alimentos/medicamentos.
11. A cada ligação envolvendo o multicap e o stopper, verificar sempre as condições dos acoplamentos.
12. Após a inserção do cateter, verificar através de Raio-X ou da aspiração do líquido gástrico, se a extremidade distal da sonda está corretamente posicionada.

Advertências:
Uma sonda apropriada ao tamanho da fistula deve ser utilizado.
A administração da alimentação deve ser iniciada somente após verificação de que a sonda se encontra no interior do estomago. (Caso a sonda se desprenda e se desvie para a cavidade abdominal, a administração da alimentação com a sonda na cavidade abdominal pode causar severos efeitos adversos como inflamação do peritôneo, levando à morte).
Durante a colocação do balão de silicone, verificar o estado de insuflação do balão, pois o seguinte pode ocorrer: o balão pode se esvaziar devido a vazamento natural que ocorre em maior quantidade em comparação ao balão de látex.

Contra-indicações :
É proibida a reutilização da sonda (uma única utilização para cada caso).
Não utilizar a sonda caso a fístula não esteja completamente estabelecida, ou caso haja lesão ou anormalidade na fístula.
Não forçar a introdução do estilete de substituição. ( A introdução forçada pode resultar em lesões, perfurações, sangramento e outros)
Utilizar apenas água esterilizada na insuflação do balão. (Caso se utilize solução salina fisiológica ou solução de contraste, pode haver coagulação de seus constituintes e a solução pode não drenar).
Evitar excessiva tração na fixação do balão na parede gástrica e abdominal. (Excessiva tração pode causar efeitos adversos como necrose por pressão da parede gástrica. Pode também causar sobrecarga no balão, resultando em sua ruptura).

Propriedades:

Sonda para Nutrição Enteral por Gastrostomia Create Medic (Tipo Balão Padrão)
Tamanho Capacidade prescrita Especificações
12, 14 Fr 5 mL 22,5 cm de comprimento. Da extremidade proximal do balão até 2-10 cm, divisão de escala em 1cm. Extremidade distal aberta, com 2 orifícios laterais.
16, 18, 20, 22, 24 Fr 10 mL

Sonda para Nutrição Enteral por Gastrostomia Create Medic (Tipo Balão Flat)
Tamanho Capacidade prescrita Especificações
12 Fr 2 mL 22,5 cm de comprimento. Da extremidade proximal do balão até 2-10 cm, divisão de escala em 1cm. Extremidade distal aberta, sem orifícios laterais.
14 Fr 3 mL
16, 18, 20, 22, 24 Fr 5 mL

Estilete de Substituição
Tamanho da sonda de gastrostomia Diâmetro externo do estilete de substituição
12, 14 Fr Ø 0.8 mm
16, 18, 20, 22, 24 Fr Ø 1.4 mm

Período de utilização
O produto é desenvolvido com a seguinte condição: “A utilização deste produto é limitada a 30 dias”. Não utilizar o produto depois do 31° dia.

Cuidados de conservação e transporte
Armazenar o produto em local higiênico evitando exposição à luz, alta temperatura, alta umidade e raios ultravioletas Tomar suficiente cuidado no armazenamento do produto, e não utilizá-lo se a validade já estiver expirada.
Período de validade é de 5 anos após a data da esterilização.

Apresentação
Fornecida esterilizada por Óxido de Etileno. Embalada em envelope de polipropileno e papel.
Fornecida nos modelos Tipo Padrão e Tipo Balão Flat, nos tamanhos de 12Fr a 24Fr.

PRODUTO ESTÉRIL
PROIBIDO REPROCESSAR