PLACA TERRA DESCARTÁVEL SKINTACT UNIVERSAL

PLACA TERRA DESCARTÁVEL SKINTACT UNIVERSAL

Descrição:

Dispositivo adesivo não-estéril e de uso único;
Constituída de uma placa de espuma de Polietileno que serve de base para o condutor laminado de alumínio/PET (polietileno tereftalato);
Revestido com Hidrogel, um gel condutor não irritante que entra em contato com o paciente;
Apresenta bordas revestidas com adesivo acrílico grau médico que é protegido com uma camada de PET siliconizado ou papel;
Disponível nos tipos padrão ou bi-partida, com ou sem cabo pré-fixado;
São finas, leves e moldáveis;
O adesivo se fixa firmemente durante a cirurgia, soltando-se suavemente no instante da remoção da placa;
Seu formato pode ser retangular com contornos arredondados ou em forma de maçã, minimizando o aquecimento ao longo de suas margens.

Indicação

Projetada para uso com geradores eletrocirúrgicos monopolares utilizados para corte e coagulação de tecidos humanos, com o objetivo de remover a corrente elétrica do corpo do paciente;
Compatíveis com todos os Bisturis Elétricos.

Instruções de Uso

Preparação e escolha do local de colocação:
Escolha um local com músculos ou pele convexa vascularizada próxima à área da cirurgia, porém, não inferior a 20 cm. Em adultos, de preferência a parte superior do braço ou coxa. Assegure-se de que o local não suporte todo o peso do paciente durante a cirurgia ou esteja sujeito à outra pressão.
Evite áreas da pele sobre implantes metálicos, com pelos em excesso, tecidos cicatrizados, tecido adiposo, proeminências ósseas, eritema ou lesões de qualquer natureza. Evite áreas onde fluídos possam ficar acumulados. Se o paciente utilizar um marca-passo cardíaco, consulte um cardiologista sobre a adequação da cirurgia e a colocação da placa e cabos eletrocirúrgicos.
A área escolhida deve estar mais próxima da área cirúrgica do que qualquer outro eletrodo ECG ou outros aparelhos que possam oferecer passagens alternativas para o chão. Os supressores de freqüência de rádio ou “RF chokes” são recomendados para uso com os cabos e fios do ECG.
Faça a tricotomia da área escolhida da pele e limpe-a com cuidado (ex. livre de cosméticos).
Seque bem todos os produtos de limpeza da pele que foram usados. Evite o uso de produtos inflamáveis (ex. produtos com acetona). Atenção, pois a falha no preparo da pele pode causar queimaduras na pele.

Aplicação da Placa Terra:

Se um aparelho eletro-cirúrgico oferecer um sistema de monitoramento da placa (como REM, NESSY, etc.) sempre utilize uma placa (bipartida) com este sistema. Um sistema de monitoração da placa não pode funcionar com uma placa padrão que não seja bipartida. Verifique a operação do sistema de monitoramento tentando operar sem uma placa terra conectada. O aparelho não deve funcionar e um alarme deverá disparar.
Abra a embalagem e retire a placa terra. Verifique a data de validade impressa na embalagem. Não usar o produto se estiver vencido. Guarde qualquer placa não utilizada em sua embalagem original. No caso de embalagem com 05 unidades, feche-a dobrando as extremidades uma ou mais vezes para manter o restante das placas em boas condições.
Se aplicável, retire uma etiqueta da embalagem com 05 unidades e coloque-a no prontuário do paciente. Anote o local de colocação da placa, a preparação e as condições da pele no prontuário do paciente.
Retire a placa da embalagem protetora puxando pela lapela ou por uma de suas laterais. Verifique se a placa, seus fios ou conectores disponíveis têm defeitos (ex. secos ou sem gel). Não usar se esta apresentar defeitos.
Alinhe a placa bipartida de forma que seus pontos de separação estejam na direção da área da cirurgia e com o fio longe dela.
Posicione a placa padrão de forma que uma extensa borda seja colocada o mais próximo possível da região cirúrgica. O cabo deve estar posicionado entre 90° a 180° fora da região cirúrgica.
Coloque a placa terra no local preparado da pele começando por uma extremidade e continuando para o local mais distante mantendo pressão uniforme sem esticar a pele ou a placa. Evite que bolhas ou peles dobradas se formem sob a placa. Alise firmemente para assegurar um bom contato da total superfície adesiva à pele. Ao enrolar a placa em volta de um membro, esta não deve tocar-se ou se sobrepor.
Para placas sem fios: abra o clamp do cabo dispersivo levantando a alavanca. Introduza a lapela de contato da placa completamente dentro do clamp. Lacre o clamp apertando completamente a alavanca. Assegure-se de que a lapela inteira esteja introduzida no clamp e que não entre em contato com a pele do paciente.
Posicione o fio ou o cabo de forma que este não tracione a placa da pele do paciente. Não enrole o fio ou o cabo em volta do membro do paciente ou outros objetos em contato com a terra para evitar queimaduras.
Assegure-se de que a placa esteja bem fixada sobre toda a superfície da pele e que o clamp do conector foi bem apertado à lapela de contato da placa terra.
Conecte o cabo ou fio ao aparelho eletrocirúrgico seguindo as instruções fornecidas no equipamento.

Para placa-terra sem cabo:

Abra o clamp do cabo dispersivo levantando a alavanca;
Introduza a lapela de contato da placa-terra completamente dentro do clamp;
Lacre o clamp apertando completamente a alavanca;
Assegure-se de que a lapela inteira esteja introduzida no clamp e não entre em contato com a pele do paciente;
Posicione o fio ou o cabo de forma a não tracionar a placa-terra da pele do paciente;
Não enrole o fio ou o cabo no membro do paciente ou outros objetos, para evitar queimaduras;
Assegure-se de que a placa-terra esteja bem fixada sobre toda a superfície da pele do paciente e que o clamp do conector está bem apertado à lapela de contato da placa-terra;
Ao colocar a placa-terra, verifique para que a voltagem do gerador não exceda ao limite máximo;
Conecte o cabo ou o fio ao aparelho eletrocirúrgico seguindo as instruções fornecidas no equipamento.

Retirada da Placa Terra:

Após o uso, retire a placa suavemente com uma mão e dê suporte ao tecido embaixo com a outra. Levante a placa em um dos lados de sua base (não pelo cabo) e tracione lentamente. Tracionar com força para a retirada rápida pode causar traumas na pele. Tome cuidado extra quando a pele for extremamente delicada. Exemplo: pacientes idosos.
Para retirar o clamp, levante a alavanca.

Advertências

O NÃO SEGUIMENTO DESTAS INSTRUÇÕES PODE CAUSAR QUEIMADURAS OU TRAUMAS NA PELE DURANTE O USO.
Limitações do produto: Com exceção do modelo universal, que pode ser utilizado tanto em pacientes pediátricos como em adultos, cada modelo de placa terra deve ser utilizado de acordo com as recomendações de peso indicadas nas instruções de uso de cada modelo. Por exemplo, a placa terra pediátrica é indicada apenas para uso em crianças pesando de 2,7 a 11,4 kg (6-25 libras). Para crianças com peso menor do que o recomendado utilize uma placa terra neonatal, e com peso acima de 11,4 kg (25 libras) é recomendado o uso da placa para adultos.
Para a placa pediátrica, utilize a força máxima de até 150 watts. Use uma placa-terra de tamanho adulto para procedimentos que necessitem força maior que 150 watts, para reduzir a possibilidade de queimaduras no paciente.
Não usar a placa terra se esta estiver danificada, modificada ou vencida. O desempenho seguro pode ser comprometido.
Ajuste com força mínima possível para obter os efeitos cirúrgicos desejados.
Sempre verificar a posição da placa quando o aparelho eletrocirúrgico deixar de produzir o efeito desejado.

Cuidados de Conservação e Transporte
Manter em local seco e fresco.

Apresentação
Não estéril;
Embalada individualmente em envelope de filme e papel grau cirúrgico com 1 ou 5 unidades por envelope;
Os cabos descartáveis são fornecidos embalados individualmente em envelope com 1 unidade.

IMPORTANTE:

A Placa Terra Pediátrica foi especialmente projetada e desenvolvida para utilização em crianças de 2,7 kg até 11,4 Kg
Em crianças com peso inferior a 2,7 kg indica-se o uso da PLACA NEONATAL.
Em crianças com peso superior a 11, 4 kg indica-se a utilização da PLACA ADULTA.

Sabonete Íntimo

BIOMATIKA IND. E COM. DE PRODUTOS NATURAIS LIMITADA EPP

Sabonete Líquido

DAL PONT EXPORTADORA DE PAPÉIS LTDA.

Adaptador

HARTMANN IND. COM. DE PROD. MÉDICO-HOSP. LTDA.

Escarradeira

FÁBRICA DE ARTEFATOS METALÚRGICOS ITÁ LTDA.

Sabonete Antiséptico

ICARAÍ DO BRASIL INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA.

Dosador Oral

INJEX INDÚSTRIAS CIRÚRGICAS LTDA.

Sabonetes

JOFEL DO BRASIL INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA.

Gel Dental

LACLEDE DO BRASIL PRODUTOS MÉDICOS E ODONTOLÓGICOS LTDA.

Óleo Cicatrizante

L C DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS HOSPITALARES LTDA.

Tubos Médicos

NINGBO GREETMED INTERNATIONAL TRADE CO., LTD.

Tubo Hospitalar de Silicone

MEDICONE PROJETOS E SOLUÇÕES P/ A INDÚSTRIA E A SAÚDE LTDA.